SEGURANÇA DE VOO

Coletânea traz relatórios de acidentes aeronáuticos

Publicado: 2012-12-19 10:56:00

O Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) iniciou a distribuição da Coletânea de Relatórios Finais dos acidentes e incidentes ocorridos em Goiás, Tocantins e Mato Grosso, entre 2007 e 2011. A publicação faz parte das atividades de prevenção e tem como público-alvo aeroclubes, empresas, oficinas e instituições de ensino voltadas à aviação. Assim, a comunidade aeronáutica da região terá acesso aos ensinamentos obtidos durante o processo de investigação.

Apesar de os relatórios finais serem divulgados no site do CENIPA, a publicação constitui importante ferramenta de incentivo à leitura pelo fato de oferecer, em um só suporte, resumos de várias investigações.

“Inúmeros são os casos, relatados por tripulantes, em que a simples lembrança de algo lido revelou-se essencial para a tomada de ações que evitaram tragédias. Considerando-se que os fatores contribuintes se repetem ao longo dos anos, nada mais valioso do que a leitura de ocorrências passadas como forma de aprimorar conhecimentos no campo da prevenção”, salienta o Chefe do SERIPA VI, Tenente-Coronel Aviador Valter Barreto Silva.

A publicação digital pode ser acessada no endereço: http://www.seripa6.aer.mil.br/index.php/coletania-de-reletorios.html