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Comemoração dos 150 anos de nascimento de Santos Dumont e dos 50 anos de criação do Museu Aeroespacial reuniu mais de 50.000 visitantes, com direito a exposições de aeronaves, apresentações aéreas de aviões civis e militares, destacando-se a Esquadrilha da Fumaça e passagens de avião de caça da FAB

 

O Museu Aeroespacial (MUSAL), no Campo dos Afonsos, Zona Oeste do Rio, neste fim de semana (29 e 30/jul), realizou seu tradicional “Portões Abertos”, um grande evento gratuito, em homenagem aos 150 anos do ilustre brasileiro Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação.

O MUSAL, que completa 50 anos nesta segunda-feira (31), recebeu milhares de famílias, que verdadeiramente ficaram extasiadas com todas as atrações disponibilizadas.

O evento começou no sábado que, apesar de chuvoso na parte da manhã, contou com a presença de 16.137 visitantes, ao longo de todo dia. A meteorologia ajudou à tarde e todos os presentes puderam assistir às demonstrações aéreas da Esquadrilha ACRO, do Comandante Ferrari e do sempre incrível Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira. Certamente, esse é sempre um ponto alto dos eventos no MUSAL.

Em particular na apresentação deste sábado, o público pode apreciar um show icônico, pois ao final, um avião T-6, pertencente à Empresa Hangar 33 e pintado nas cores originais da “Fumaça”, representando o primeiro modelo de aeronave usada pelo EDA, se reuniu com as demais para realizar uma verdadeira junção do passado histórico com o presente heróico.

Para Miguel Decanio Lima, de 12 anos, o evento foi muito importante e inspirador. “É a primeira vez que vejo a Esquadrilha da Fumaça! O coração parece que vem na boca. Principalmente porque meu sonho é ser piloto da Força Aérea Brasileira”, afirmou o jovem.

"Gostamos de tudo! Isso aqui é muito maravilhoso. A Esquadrilha da Fumaça... Foi tudo muito lindo. Impressionante o preparo deles para todas as manobras no ar. Bom seria se todas as famílias pudessem estar aqui. É um evento muito lindo, de graça, aberto, seguro... maravilhoso" - destacou a Sra. Fran Assis, que estava no evento com seu marido e filhos.

Na área interna dos hangares e do prédio principal do MUSAL, o público teve também muitos entretenimentos, dos quais se destacam as salas expositivas temáticas; oficinas educativas do SESC; exibições de filmes históricos; exposições de vários modelos de aeronaves, dentre eles citamos: Caudron G-3, aeronave centenária de fabricação francesa; P-47, avião empregado em diversas missões reais durante a II Guerra Mundial; Waco CJC; Pilatus; F-5; A-29 Super Tucano; B-25; C-47; Mirage III; P-16; além das réplicas do F-39 Gripen, novo Caça da FAB e do 14 Bis e do avião Demoiselle, invenções de Santos Dumont; uma galeria de obras de arte (quadros) retratando o Pai da Aviação.

No domingo (30), com a meteorologia bem mais estável e favorável em relação ao dia anterior, as 32.722 pessoas, que estiveram presentes ao evento, puderam literalmente se deliciar com variadas demonstrações aéreas, destacando o tão esperado e emocionante voo da réplica da Demoiselle, pertencente à Empresa Hangar 33.

“Ter a oportunidade de assistir essa raridade é simplesmente me sentir voltando ao passado e ter a emoção e real sensação de estar vendo o próprio Santos Dumont voando um dos seus inventos” - afirmou a Senhora Mônica de Macedo, que literalmente foi às lágrimas.

Neste dia, o público ainda pode apreciar demonstrações de paraquedismo da Equipe Falcões da FAB, que saltaram da aeronave C-130 Hercules; do helicóptero H-36 Caracal; várias passagens do Caça F-5, que levou todos ao delírio com seu som marcante; aeromodelismo; balonismo da “Rio Go Vertical“; as apresentações com acrobacias do T-6 da Hangar 33; do RV-8 do Comandante Ferrari; das aeronaves da Esquadrilha ACRO; e, já no final da tarde, de 3 aeronaves da Esquadrilha CEU.

O evento promovido e organizado em parceria com a empresa “2a Eventos” foi animado pelos locutores Adriano “Gaúcho” e Julio César, além de uma super apresentação do Grupo Musical ”Kiloucura” (domingo). O público teve ainda à disposição uma ampla praça de alimentação com variadas opções gastronômica, além de um grande parque de diversões para as crianças.

O Brigadeiro Maurício Carvalho Sampaio, Diretor do MUSAL, ressaltou a importância do evento: "Essa celebração é uma grande oportunidade para relembrar o pioneirismo e a genialidade de Santos Dumont, que revolucionou o mundo com suas invenções e contribuições para a aviação, proporcionando a sociedade carioca mais um evento voltado para a família em um ambiente histórico e cultural."

O Diretor do MUSAL ainda destacou outras atrações importantes: o Grupamento de Cães de Guarda (GCG) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e o Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar do RJ; além de organizações institucionais parceiras, que tiveram a possibilidade de expor seus produtos, como o Clube do Livro do INCAER, a Biblioteca Volante da Marinha e a Biblioteca do Exército (BIBLIEX); algumas das Unidades Aéreas da FAB; AMAERO (Associação de Amigos do Museu Aeroespacial); a loja mineira“ Petit Dumont” com várias lembranças exclusivas como camisas, livros e maquetes com o tema Santos Dumont e seus inventos; entre outros entretenimentos.

Nesta oportunidade, os visitantes puderam praticar solidariedade, doando um total de 1.434 kg de alimentos não perecíveis, os quais foram encaminhados ao Instituto “Casa Viva”, organização sem fins lucrativos, que atua em atendimento às necessidades da população em vulnerabilidade social.

Ao longo deste ano, o MUSAL realizará ainda uma série de programações especiais em sua sede, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro: o circuito de corridas MUSAL Air Run – Circuito Santos Dumont, etapas 14Bis (27/ago) e Demoiselle (26/nov); evento dedicado às Crianças no dia 01 de outubro; e a 2ª edição do “Portões Abertos 2023”, o tradicional “MUSAL Air Show”, nos dias 28 e 29 de outubro. Acesse o site e redes sociais do Museu Aeroespacial para ver a programação completa e não perder os próximos eventos! http://www.fab.mil.br/musal

 

Texto e Revisão: Coronel Sarandi (ACS - MUSAL)

Imagens e edição: Sargento Goulart e Maurício Guimarães (drone), Marcelo Alves, Sargento Breno, Sargento Israel e S2 P. Rodrigo.

Imagens: https://www.flickr.com/photos/museuaeroespacial/albums/72177720310172703

A ideia de se criar um museu aeronáutico é anterior a própria criação do ministério da aeronáutica. Os amantes da aviação sentiam falta de um local adequado para a guarda e preservação da documentação histórica relacionada ao assunto. Algumas décadas já haviam se passado desde o voo do mais pesado do que o ar e muitos países já possuíam um museu dedicado a esse setor. No entanto, o Brasil ainda não havia se mobilizado para tal organização. Acreditava-se que um museu ajudaria a defender o pioneirismo de Santos Dumont, o brasileiro que, em 1906, realizou o primeiro voo do mais pesado que o ar em Paris.
Até a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, nada de concreto havia sido feito para a construção desse espaço nem para a organização de um acervo especializado. Por essa razão, em dezembro de 1943, Salgado Filho, o primeiro Ministro dessa pasta, designou, por meio da portaria n.º 237, o aviador civil José Garcia de Souza para reunir todo o material que a Escola de Aeronáutica, então sediada no Campo dos Afonsos, pudesse ter, a fim de viabilizar a criação de um futuro museu da Aeronáutica, porém, ainda não existia um espaço físico para a construção do mesmo.


A partir desse momento, José Garcia publicou comunicados nas revistas de aviação da época, solicitando doações de fotografias e objetos que pudessem compor a primeira exposição de aeronáutica, que aconteceria no Ministério da Educação, no Palácio Gustavo Capanema. Com seus anúncios, o aviador conseguiu reunir livros, documentos e vários objetos importantes para comporem o futuro museu, a fim de enaltecer e preservar a história da aviação.


Assim, na década de 50, o Brigadeiro Nero Moura, o então Ministro da Aeronáutica, assinou uma portaria, designando o retorno dos trabalhos já iniciados pelo aviador José Garcia para a organização do acervo do futuro museu, ainda sem local definido para a sua sede.
Muitos dos materiais recolhidos por José Garcia ficavam sob a posse da Escola de Aeronáutica, que, em 1967, criou o seu próprio museu no pavilhão Van Ness, hoje o prédio do Centro de Documentação da Aeronáutica – CENDOC. Em 1969, a Escola de Aeronáutica passa a ser chamada Academia da Força Aérea, sendo esta transferida para Pirassununga, em 1971, deixando suas instalações no lendário Campo dos Afonsos.


Finalmente, atendendo à exposição de motivos do Ministro da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Araripe Macedo, o presidente Emílio Garrastazu Médici, cria o Núcleo do Museu Aeroespacial, em 31 de julho de 1973, por meio do decreto nº 72.553, ocupando as antigas instalações da Academia da Força Aérea. Contudo, apesar da sua criação, aquele museu ainda não havia sido aberto ao público, uma vez que seu acervo estava sendo organizado.
Desta forma, o Major Especialista em Aviões João Maria Monteiro, designado como primeiro Diretor do MUSAL, juntamente com seu corpo técnico, deu início a várias ações para a organização desse novo museu. Em janeiro de 1974, iniciaram-se os trabalhos de restauração do prédio e hangares (antiga "Divisão de Instrução de Voo" da Escola de Aeronáutica).
Em 18 de outubro de 1976, o MUSAL é finalmente inaugurado, sendo aberto ao público com 42 aeronaves em seu acervo, destacando-se o primeiro protótipo YC-95 Bandeirante, um Thunderbolt P-47D, um Gloster Meteor F-8, dentre vários outros.


As exposições do museu eram dedicadas a temas específicos como sala dos motores, instrumentos de voo e hélices; sala dedicada ao Ministro Salgado Filho e outra à aviadora Anésia Pinheiro Machado; além de um espaço expositivo sobre a atuação do Primeiro Grupo de Aviação de Caça na segunda grande guerra.
Ao longo de sua gestão, o Major Monteiro teve papel fundamental com ações extremamente relevantes para transformar um sonho da criação de um museu em realidade, criando o alicerce de um espaço cultural e histórico de excelência. Simultaneamente à aquisição de aeronaves, coleta de materiais e restauração de aviões, motores e armas, uma equipe de técnicos foi designada com o objetivo de estabelecer os padrões museológicos que seriam adotados para classificar e coletar peças de valor histórico para compor o acervo.
Em 1983, o Major Monteiro deu lugar ao Coronel Aviador Adauto Lorena, que deu continuidade ao trabalho de aquisição do acervo e consolidação do museu aeroespacial. Entre várias ações, durante os dois anos de sua gestão, destacam-se a criação do brasão e do estandarte do MUSAL e o recebimento de uma aeronave Focke Wulf 44-J Stieglitz como doação do Governo Argentino.
Em 1986, assumiu a direção do MUSAL o Tenente Coronel Aviador Antonio Claret Jordão, que direcionou suas energias a tarefa de ampliar o acervo, adquirindo aeronaves por permuta e doações. Um exemplo dessas ações foi a aeronave civil norte americana “Ventura”, que foi restaurada no padrão PV-1 “Ventura” versão militar.
Durante os quase 13 anos da gestão do Coronel Jordão, vários fatos marcantes ocorreram, dos quais destacamos: a reinauguração da Biblioteca José Garcia de Souza, que havia sido temporariamente fechada para melhorias; a aeronave WACO CSO foi colocada em exposição, após o termino de sua restauração; a incorporação da aeronave “Viscount”, que servia ao transporte da Presidência da República; e a aprovação do primeiro regulamento do Museu Aeroespacial.

Com o falecimento do Coronel Jordão, foi designado para sua sucessão o Brigadeiro Araguaryno Cabrero dos reis, figura conhecida e respeitada por sua grande cultura aeronáutica. Em sua gestão, o Brigadeiro Araguaryno deu ênfase a modernização dos procedimentos museológicos e administrativos, além da continuidade na aquisição e restauração do acervo, reformas nas edificações para melhor salvaguardar os itens museológicos, além de melhor atendimento o público. Um dos fatos marcantes de sua gestão foi, após 18 anos de trabalhos, a conclusão da restauração extremamente complexa da aeronave Focke Wulf FW58B-2, realizada pela equipe do MUSAL.
Em abril de 2001, o Brigadeiro do Ar Márcio Bhering Cardoso assume a direção do MUSAL. Durante sua gestão, o MUSAL incorporou 34 aeronaves, alcançando um total de 138 aeronaves, além de reformar todas as dependências do museu, criando 12 novas salas de exposição, com destaque para as salas “FAB na Guerra”, “Primórdios da Aviação” e “Embraer”, conquistando assim o título de “maior museu de aeronáutica da América do Sul”.


Após 16 anos como diretor do MUSAL, em 2017, o Brigadeiro Bhering passou a direção para o Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Lebeis Pires Filho. Durante sua gestão, diversas intervenções na infraestrutura e nos processos do museu foram realizados, a fim de modernizar e atualizar a instituição, como por exemplo a construção da nova sala “FAB na Guerra”, sendo um ambiente mais amplo e moderno, possibilitando melhores interatividades do visitante com as informações disponibilizadas. Ressaltam-se ainda as grandes reformas nos pisos e telhados dos hangares e incorporação das instalações e acervo do então recém extinto Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos. Nesse período, o MUSAL recebeu o prêmio “Certificado de Excelência” do site TRIPADVISOR, que visa reconhecer os estabelecimentos que oferecem experiências únicas aos seus visitantes.


No dia 06 de abril de 2020, o Brigadeiro Lebeis foi sucedido pelo atual Diretor do Museu Aeroespacial, o Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio, que assumiu a Direção com o compromisso de dar continuidade no legado de preservar a história e cultuar tradições da aviação.


Logo no início da atual gestão, por conta da pandemia de COVID-19, o MUSAL foi obrigado a suspender as visitações, bem como adequar sua forma de trabalho. Cumprindo-se todos os protocolos do Comando da Aeronáutica e das autoridades sanitárias, foi possível o retorno da maior parte do efetivo às atividades laborais, intensificando-se, assim, uma série de melhorias e adequações administrativas, focando na modernização, restauração de acervos, aquisição de itens para os setores do museu, entre outras ações, das quais se pode citar a restauração completa da emblemática aeronave B-25, modelo responsável pelo Batismo de Fogo da Força Aérea Brasileira, bem como a parceria com a Fundação Osvaldo Cruz, que possibilitou a conservação e preservação dos dois escrínios com os corações de Santos Dumont e do Marechal Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira.
Ao longo dos seus 50 anos de existência, o Museu Aeroespacial passou por várias transformações e processos de melhorias e modernizações, tornando-se detentor de um expressivo acervo com mais de 150 aeronaves; aproximadamente 16.000 objetos museológicos; e uma biblioteca com cerca de 23 mil itens em diferentes idiomas, possuindo exemplares de inestimável valor histórico e cultural.
Ao atingir seu Jubileu de Ouro com excelência de trabalhos, tem-se a plena certeza que os pensamentos visionários daqueles que um dia sonharam com um museu da Aeronáutica, para enaltecer o pioneirismo de Alberto Santos Dumont e outros, estavam em estreito alinhamento com todos os que, com comprometimento, um dia labutaram e ainda labutam pela nobre missão do MUSAL: “Preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira, por intermédio de seu acervo histórico”.


Parabéns ao efetivo do MUSAL pelo empenho e pela dedicação no cumprimento da missão!


Parabéns Museu Aeroespacial pelos seus 50 anos!

 

Na manhã do dia 18 de julho de 2023, o Museu Aeroespacial recebeu a honrosa visita do Deputado Federal Jorge Braz, com a finalidade de estreitar laços e conhecer in loco as estruturas e exposições do MUSAL, bem como algumas das melhorias e iniciativas realizadas nessa Instituição, que tem como missão preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica brasileira, por intermédio de seu acervo histórico.

 

Durante toda a visita, o Parlamentar, que tem formação e atuações na área tecnológica e em Política e Estratégia Nacional, mostrou-se muito empolgado e impressionado com a riqueza das informações sobre a História da Aviação e, em particular, da Força Aérea Brasileira, que certamente refletem a História do Brasil.

Em variados momentos, o Deputado teceu comentários e elogios a respeito da excelência do estado de preservação e originalidade do acervo e das aeronaves em exposição, além da qualidade das estruturas das salas expositivas.

“A experiência de conhecer e visitar o Museu Aeroespacial é uma oportunidade ímpar. Como brasileiro e, em particular, como Deputado Federal, sinto-me na obrigação não somente de conhecer este belíssimo local, mas também de buscar apoiar e enaltecer o excelente trabalho de preservação da história do nosso país, que é realizado neste verdadeiro templo da aviação civil e militar no Brasil.” - destacou o Parlamentar.

 

O Deputado Jorge Braz e seus dois Assessores foram recepcionados pelo Comandante da Universidade da Força Aérea, Major Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar; pelo Diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro do Ar R/1 Mauricio Carvalho Sampaio; e ainda pelo Vice-Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica, Coronel de Infantaria Rodrigo Felipe Monteiro, que acompanharam a Comitiva durante toda a visita.

 

Entre os dias 19 e 22 de junho de 2023, o Museu Aeroespacial (MUSAL) sediou a parte prática do Curso de Capacitação de Saúde em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (CCS-DQBRN), promovido pelo Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), ambos localizados na Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (GUARNAE-AF), cidade do Rio de Janeiro, cujo objetivo foi oferecer treinamento especializado para 48 alunos, entre Oficiais e Graduados da área de Saúde, pertencentes a diversas Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB).

O referido curso é constituído por aulas teóricas e práticas, as quais abordam temas como: Fundamentos e Histórico DQBRN, Ameaças Terroristas, Agentes Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares.

O Ten Ferreira, Coordenador do Curso, ressaltou que: “O curso tem fundamental importância na formação operacional dos militares do Serviço de Saúde da Aeronáutica, capacitando-os para possíveis situações de crise envolvendo agentes QBRN. Quando se fala em DQBRN, normalmente, associa-se às armas de destruição em massa em um contexto de guerra, entretanto deve-se entender que terrorismo é uma ameaça real e presente em todo o mundo, o que inclui o território brasileiro, ainda que não o percebamos claramente. Independente das possibilidades que citei, os agentes QBRN podem estar envolvidos em um cenário de acidentes ou catástrofes, seja por um vazamento industrial, incidentes com laboratórios especializados em agentes biológicos ou mesmo no âmbito de uma pandemia como vivemos recentemente. Assim, a capacitação continuada dos militares de saúde é crucial para sucesso dessa missão!”.

Ao longo do treinamento prático, o MUSAL permitiu a utilização da aeronave C-130 (Hercules) e do helicóptero H-34 (Super Puma), onde foram realizados exercícios de Evacuação Aeromédica (EVAM) e simulações que envolveram algumas estruturas do MUSAL e de um Hospital de Campanha (HCAMP), o que proporcionou a possibilidade para os alunos aplicarem seus novos conhecimentos em um cenário mais próximo do real.

Para o Brigadeiro Sampaio, Diretor do MUSAL, participar desse tipo de treinamento é mais uma mostra da integração entre todas as Organizações Militares da FAB e, em particular, da GUARNAE-AF, buscando-se a excelência em suas tarefas e missões, além de proporcionar situações oportunas de aprendizado e aprimoramento profissional – afirmou o Diretor.

 

Como parte da programações oficiais do Space Studies Program 2023 (SSP 23/ISU), considerado o mais importante evento de estudos e treinamento da área espacial do mundo, 60 integrantes desse programa da International Space University visitaram o Museu Aeroespacial (MUSAL), no dia 24 de julho de 2023.

O SSP é um programa itinerante, no qual os países se candidatam para recebê-lo, com foco internacional, interdisciplinar e intercultural, dando uma formação ampla aos seus alunos e cobrindo todos os aspectos da área Espacial: ciências, engenharia, legislação e direito, gerenciamento e negócios, medicina e sociedade.

Pela primeira vez no Brasil e apenas a segunda na América Latina, o Space Studies Program 2023 está sendo realizado em São José dos Campos, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), onde os estudos acadêmicos ocorrem no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), do dia 26 junho a 25 de agosto.

O propósito inicial da visita era acadêmico, ou seja, apresentar uma síntese da história e da cultura da aviação nacional, servindo como um importante complemento na formação dos alunos. Contudo, ao longo da visita, foi realizada uma verdadeira imersão na História, quando os visitantes aprenderam sobre a evolução da Aviação, bem como sobre as tecnologias empregadas ao longo do tempo, uma vez que tiveram a oportunidade apreciar com detalhes aeronaves históricas, entendendo como esses equipamentos contribuíram para o desenvolvimento dos modernos aviões da atualidade.

Assim, além das importantes informações passadas pelos mediadores do MUSAL, que orientaram a visita, juntamente com os intérpretes da Universidade da Força Aérea (UNIFA), os visitantes realmente foram tomados pela emoção de poder entrar no Douglas C-47 (versão militar da aeronave americana de passageiros DC-3). Esse foi um importante vetor amplamente utilizado pela Força Aérea Brasileira, entre 1945 e 1983, principalmente em missões do Correio Aéreo Nacional (CAN) no transporte logístico e no apoio às populações no Norte do Brasil.

“Eu achava que a visita seria um momento muito bom do nosso programa, porém não tinha a real noção do sentimento que todos estamos por essa incrível oportunidade de voltar ao passado. Literalmente, estou me sentindo inserido na História da Aviação. A coleção histórica de vocês é simplesmente incrível. Isto é singular para quem está estuda assuntos tão complexos e modernos. A visitação foi uma excelente oportunidade para todos aprimorarmos nossos conhecimentos em situações reais da prática profissional, diferentes daquelas abordadas tradicionalmente durante a formação teórica regular. Muito obrigado, MUSAL!” – afirmou o Doutor Jacques Arnould do Centro Nacional de Estudos Espaciais da França.

Na última sexta-feira (23/jun/2023), em uma cerimônia especial realizada na cidade do Guarujá-SP, a Prefeitura daquele Município realizou a entrega formal, por doação, do carro fúnebre que transportou o corpo de Santos Dumont para a Força Aérea Brasileira, sendo recebido pelo Comandante do IV Comando Aéreo regional (IV COMAR).

Considerado um dos precursores da aviação e da criação de aeronaves no mundo, Santos Dumont é considerado o responsável pelo feito que se tornou o marco inicial da história da aviação, ao alçar voo com o primeiro aeroplano “mais pesado que o ar”, sem auxílios externos, no Campo de Bagatelle, Paris (França), em 23 de outubro de 1906. A sua história de vida, suas obras e seus valores são fontes de inspiração não só no Brasil, mas tornando-o uma das pessoas mais famosas do mundo. Suas inovações e contribuições para a aviação são celebradas até hoje.

Alberto Santos Dumont faleceu em Guarujá-SP, em 23 de julho de 1932, no Grand Hotel La Plage (hoje Shopping La Plage), na Praia de Pitangueiras. O corpo do grande inventor e aviador brasileiro foi conduzido em um carro fúnebre, Chevrolet Ramona preto, fabricado em 1929, passando pela Avenida Puglisi, seguindo até a travessia de balsas entre Guarujá e Santos. De lá, o cortejo seguiu em direção a São Paulo e depois para o Rio de Janeiro, onde foi sepultado.

 

 

FUNERAL DE SANTOS DUMONT PAROU O RIO DE JANEIRO EM 1932

 

Desde aquela fatídica data até a última sexta-feira (23/jun), a Prefeitura do Município do Guarujá permaneceu como fiel depositário do icônico veículo. No ano em que se comemoram os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, a Prefeitura daquele Município Paulista resolveu doar esse importante item à Força Aérea Brasileira, a fim de que seja preservado no Museu Aeroespacial.

O ato solene de formalização da doação e da transferência do célebre carro fúnebre ocorreu no Iate Clube do Guarujá, em São Paulo, onde estiveram presentes o Prefeito da Cidade, Senhor Válter Suman; o Comandante do IV Comando da Aeronáutica, o Major Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo dos Santos; entre outras autoridades militares e civis e convidados.

Para o Prefeito de Guarujá, a solenidade se tornou um momento de civismo importante na Cidade. “Tenho muito orgulho de fazer parte deste ato ao lado de tantas autoridades. Agradeço a Aeronáutica por reservar um espaço especial para preservar a memória deste gênio brasileiro”, ressaltou o Chefe do Executivo do Município.

No dia 27 de junho, o item histórico chegou ao Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro-RJ, Instituição do Comando da Aeronáutica criada há exatos 50 anos com o propósito inicial de defender e enaltecer o pioneirismo de Santos Dumont e que tem por missão preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira.

Em comemoração ao sesquicentenário de nascimento desse verdadeiro herói da engenhosidade, a Força Aérea Brasileira está realizando diversos eventos comemorativos por todo território brasileiro e também no exterior, o que inclui um grande evento no Museu Aeroespacial, nos dias 29 e 30 de julho do corrente ano. Para este momento, já está planejado o início da exposição desse importante item, em local de destaque, para todo público visitante.

Nesses dias ocorrerá o tradicional “Portões Abertos” com entrada gratuita, várias atrações e atividades programadas como a exposição da réplica da aeronave “Gripen”, demonstrações aéreas, destacando a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no dia 29/07, mostras de filmes, atividades educativas e visitas às salas temáticas do museu.

Além do evento supramencionado, ainda alusivo ao Pai da Aviação, acontecerá o Circuito de Corridas MUSAL Air Run, que é composto por três etapas que homenageiam três dos grandes inventos do Pai da Aviação: “Balão Brasil”; “14-Bis” e “Demoiselle”. A etapa “Balão Brasil” foi realizada no dia 18 de junho, contudo ainda ocorrerão as outras duas, que serão respectivamente no dia 27/ago (etapa “14 Bis”) e 26/nov (etapa “Demoiselle”).

Texto e edição: Ten Rafaela Alves

Revisão: Cel Av R/1 Sarandi

Imagens: Soldado P. Rodrigo e Civil Gastão (MUSAL)

 

Hoje (22/jun) foi um dia realmente emblemático na história da Força Aérea Brasileira (FAB) e porque não dizer na história da aviação, pois foi o dia em que a mais moderna aeronave de transporte tático militar, o KC-390, de fabricação brasileira, transportou a réplica do 14-Bis, primeiro aeroplano “mais pesado que o ar” a alçar voo por seus próprios meios. Feito realizado por Alberto Santos Dumont no Campo de Bagatelle, Paris (França), em 23 de outubro de 1906.

 

Há 150 anos, nascia no interior de Minas Gerais um dos maiores inventores brasileiros: o notável Alberto Santos Dumont, considerado um dos precursores da aviação e da criação de aeronaves no mundo. A história de vida, as obras e os valores do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira são fontes de inspiração não só no nosso país, mas em várias regiões do planeta. Suas inovações e contribuições para a aviação são celebradas até hoje.

No ano em que se comemora o sesquicentenário aniversário desse verdadeiro herói da engenhosidade, a Força Aérea Brasileira está realizando diversos eventos comemorativos por todo território brasileiro e também no exterior. Neste viés, o Museu Aeroespacial, criado há exatos 50 anos com o propósito inicial de defender e enaltecer o pioneirismo de Santos Dumont e que tem por missão preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira, disponibilizou alguns dos itens referentes ao Pai da Aviação de seu acervo histórico para comporem exposições e solenidades em Brasília-DF.

 

Em paralelo a esse momento, o MUSAL vem realizando várias reformas e melhorias de seus espaços expositivos, aliadas a cuidados especiais com seus acervos, a fim de manter a excelência nos atendimentos diários aos seus visitantes e, em particular, visando o grande evento alusivo aos 150 Anos de Santos Dumont e aos 50 Anos do Museu Aeroespacial, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de julho do corrente ano.

Nesses dias ocorrerá o tradicional “Portões Abertos” com entrada gratuita, várias atrações e atividades programadas como a exposição da réplica da aeronave “Gripen”, demonstrações aéreas, destacando a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no dia 29/07, mostras de filmes, atividades educativas e visitas às salas temáticas do museu.

 

Além do evento supramencionado, ainda alusivo ao Pai da Aviação, acontecerá o Circuito de Corridas MUSAL Air Run, que é composto por três etapas que homenageiam três dos grandes inventos do Pai da Aviação: “Balão Brasil”; “14-Bis” e “Demoiselle”. A etapa “Balão Brasil” foi realizada no dia 18 de junho, contudo ainda ocorrerão as outras duas, que serão respectivamente no dia 27/ago (etapa “14 Bis”) e 26/nov (etapa “Demoiselle”).

 

Texto e edição: Cel Av R/1 Sarandi Oliveira.

Imagens: Sgt Breno, Sgt Israel, S2 P. Rodrigo e Civil Gastão.

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